Como no livro “Análise Técnica dos Mercados Financeiros” do grande Flavio Lemos, acho de muita prudência esclarecer o que NÃO é a Análise Técnica: estudo de eletrocardiograma; identificação de figuras em gráficos; pseudociência esotérica.Agora sabendo o que não é, descrevo a análise técnica como uma ferramenta de avaliação de qualquer mercado de renda variável o qual é possível fazer a leitura de um gráfico (ações, ETF, contrato futuros, criptomoedas, etc). Pra mim, que sou um apaixonado por essa técnica, diria que há um “que” de arte nesse sistema de avaliação.

Pensando nisso, reservei esse espaço para debater os diversos temas sobre a Análise técnica com vídeos e artigos. Dicas de livros, sites, estudos, candlestick, ondas de Elliott, enfim, tudo que for relevante iremos debater e aprender.

Gráficos

Dicas de Livros de Análise Técnica

Stephen Bigalow na minha opinião é um grande seguidor de Steve Nison. Esse livro é uma obra prima por trazer inúmeros padrões de candlestick com uma linguagem simples e de fácil interpretação. Bigalow também traz estratégias utilizando a leitura de candles com indicadores técnicos como o Estocástico. Para o leitor interessado, acredito que no site Timing do Marcio Noronha (www.timing.com.br) você encontrará para compra.

“Candlestick” de Carlos Alberto Debastiani (Editora Novatec) também é uma excelente obra que aborta essa técnica japonesa de análise gráfica. Este livro traz o conteúdo referência para a prova CNPI da Apimec. Acredito que o autor é uma autoridade em se tratar de Candles aqui no Brasil, portanto vale muito a pena a leitura. Você o encontra nas grandes livrarias (Amazon, Saraiva, Cultura).

Esse livro é sem dúvida nenhuma a grande bíblia dos analistas técnicos. Edwards e Magee descrevem praticamente todas as figuras gráficas da análise gráfica apresentando análises de gráficos do decorrer do século passado. É um livro um tanto quanto cansativo mas qualquer analista deve o ter para sempre estar consultando. Acredito que é possível acha-lo no site Timming do Márcio Noronha (www.timming.com.br)

Análise Técnica dos Mercados Financeiros na minha opinião é um dos maiores clássico brasileiro. Já está na terceira versão e já tive oportunidade de lê todos. Tem como base, conceitos de Edwards e Magee, porém Flávio Lemos fez questão de escrever cuidadosamente todos os conceitos da análise técnica, passando pela análise gráfica, indicadores, Ondas de Elliott. É um dos meus favoritos. É possível compra-lo nas livrarias online ou física.

Robert Prechter é o maior biógrafo de Elliott, e nesse livro ele conseguiu sintetizar todo o Princípio das Ondas de Elliott. Prechter descreve todo o conceito da formação das ondas impulsivas e corretivas, além da teoria da sequência numérica de Fibonacci e o que ela influência no conceito da contagem das ondas. É meu livro de cabeceira e pra quem quer se tornar um “Elliotista”, sua leitura é obrigatória. Acredito que é possível comprar na Amazon ou no site Timming (www.timming.com.br)

É só Isso é um clássico do maior grafista brasileiro, Marcio Noronha. Ganhei esse livro quando fiz seu treinamento e o que vejo de mais importante, é a “fórmula” de como se montar uma Linha de Avanço e Declínio. Conteúdo é extremamente didático e mesmo um iniciante, terá facilidade de interpretação. Acredito que deva ter disponível no site Timming (www.timming.com.br)

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

“Descomplicando a Análise Técnica em 2 minutos” é uma série de vídeos, explicando os principais conceitos da Análise Técnicas de forma clara e objetiva

Linha de Tendência e Canais

CANDLES: PADRÕES DE REVERSÃO

Na análise técnica, quem utiliza gráficos de candlestick tem a vantagem visual de alguns padrões de continuação ou reversão de tendências. Nesse vídeo, demonstro dois padrões de reversão: o “Martelo” e a “Estrela Cadente”

COMO OPERAR “VENDIDO”

Todos sabemos que o mercado possui ciclos de alta e ciclos de baixa. Em momentos de queda, utilizando a análise técnica é possível operar “vendido”, realizando uma operação de venda a descoberto.

Fique informado

Dicas de sites sobre finanças, análise técnica, análise fundamentalista e outros

As recomendações refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais do autor e foram elaboradas de forma independente e autônoma. ​
Investimento em Renda Variável possui riscos. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
Copyright © All Rights Reserved